Marc Bolan: O garoto do século 20
Hoje se completa 43 anos desde a morte de um dos meus maiores ídolos, Marc Bolan.
Nome artístico de Mark Feld, ele foi guitarrista e vocalista da banda T. Rex, que se consagraria como uma das pioneiras do Glam Rock. Nasceu em 30 de setembro de 1947 (daqui alguns dias é seu aniversário, Marc) e logo na infância exibiu um grande interesse pela música, Rock 'n Roll para ser mais exata, ouvindo Chuck Berry, Eddie Cochran e Gene Vincent, aos nove anos ganhou sua primeira guitarra e montou uma banda de Skiffle (gênero que foi muito famoso entre os jovens britânicos nos anos 50, é um tipo de música Folk com influências de Jazz e Blues).
Com 15 anos de idade foi expulso da escola, aparentemente por ''mal comportamento'' e pelo cabelo comprido, e entrou para uma agência de modelos aparecendo em algumas revistas de roupas destinadas à lojas de moda masculina.
Em 1965, já com o nome de Marc Bolan, lançou o single ''The Wizard'', que não obteve repercussão, porém dois anos mais tarde ele entraria para o grupo John's Children, onde alcançaram certo sucesso como uma banda ao vivo e também tiveram uma música banida pela BBC. A música em questão é a única composta por Marc, chamada Desdemona, e o motivo de sua proibição teria sido um verso considerado polêmico: ''levante sua saia e voe''.
Ficou pouco tempo na John's Children, fez uma viagem para Paris com o ator americano Riggs O' Hara onde alega ter tido contato com um mago que lhe transmitiu sabedoria, truques de levitação e alguns conceitos de magia negra. Se isso realmente aconteceu ou é só história não faz diferença, o que importa é que Bolan se dedicou à composição e muito do que escreveu apareceria no primeiro álbum do Tyrannosaurus Rex, que na época ainda era um duo com o percussionista Steve Peregrine Took.
Gravaram quatro álbuns com uma sonoridade Folk/Psicodélica, muito desse material era basicamente voz, violão e percussão. A dupla acabou se desfazendo por desentendimentos, algumas fontes mencionam o envolvimento de Took com drogas, então Mickey Finn foi chamado para substituir o percussionista e assim gravar o álbum A Beard Of Stars, que seria o último da fase psicodélica. Agora, Tyrannosaurus Rex havia abreviado seu nome para T. Rex, adicionado guitarras elétricas, baixo, bateria e aos poucos aderindo à onda Glam dos anos 70.
Posso citar ''Get It On'', ''Children Of The Revolution'', ''Ride a White Swan'', ''Metal Guru'' e ''Solid Gold Easy Action'' como alguns de seus maiores sucessos.
O grupo encerrou suas atividades em 1977 após a morte de Marc Bolan em um acidente de carro. O automóvel, que era dirigido pela sua então namorada, a cantora Gloria Jones, colidiu com uma árvore matando o artista que estava no banco do passageiro. Ele tinha 29 anos.
De um modo ironicamente mórbido, Marc não dirigia pois tinha pavor de sofrer um acidente e morrer. Em uma entrevista no programa The Russell Harty Show* o apresentador pergunta se ele imaginava o que estaria fazendo quando chegasse aos 50 ou 60 anos, a resposta de Marc Bolan foi:
''Eu não acho que vou viver tanto tempo''.
Estaria mentindo se dissesse que ouvi-lo dizer isso não me causa um certo aperto no coração, mas me consola saber que temos todo o seu legado bem aqui, perto de nós. A tecnologia é incrível, não é? Um artista revolucionário que ajudou a mudar a história da música e influenciou (e ainda influencia) diversas pessoas... Senhoras e senhores, este foi Marc Bolan.
A entrevista de Marc Bolan no programa The Russell Harty Show*
Comentários
Postar um comentário